segunda-feira, março 10, 2008

domingo, março 02, 2008

BTT........com rodas de ESTRADA.......

Se é um atleta que compete em btt e tem a necessidade de fazer centenas quilómetros em estrada todas as semanas ou é uma daquelas pessoas que, para além do btt, não dispensa umas horitas na estrada ou ainda se é obrigado a andar na estrada quando no Inverno os seus trilhos preferidos estão impraticáveis já constatou certamente que os
pneus que utiliza nos trilhos não são os pneus ideais para andar na estrada devido à intensidade do atrito que provocam. Andar com uma btt em estrada nestas condições é um suplício e comprar uma bicicleta de estrada pode não ser opção pois, para além do grande investimento inerente, tem de se adaptar a duas geometrias distintas cada vez que muda de "montada".
Foi para fazer face a este problema que os fabricantes de pneumáticos desenvolveram pneus de asfalto para as jantes de 26 polegadas de btt.
Até aqui tudo bem... o problema parecia estar resolvido, mas a partir do momento em que estes novos pneus começaram a rodar os utilizadores começaram a reparar que surgiam algumas novas contrariedades com a sua utilização. O diâmetro das rodas das bicicletas era agora diferente do normal, devido à escassa altura deste tipo de pneus e por isso, quem queria utilizar as bicicletas de btt nos treinos em estrada, estaria agora a utilizar andamentos (mudanças) muito diferentes dos que utilizava nos
trilhos, para além da altura do eixo pedaleiro diminuir relativamente ao chão, o que pode ser complicado quando se pedala em curva.
Ao contrário da intenção inicial os utilizadores desses novos pneumáticos treinavam agora com uma bicicleta completamente diferente da sua original btt, arruinando assim o treino e o prazer de muitos. Estas são as principais limitações na utilização destes pneus mas existe ainda outra complicação inerente que é a dificuldade em os encontrar, porque há poucas opções e as câmaras-de-ar têm medidas específicas que não podem ser ignoradas.
A dica que vamos divulgar, está longe de ser nova mas é a maneira ideal de resolver este problema de maneira definitiva. Se já olhou bem para uma bicicleta de estrada deve ter reparado que o diâmetro das rodas é muito semelhante ao diâmetro das rodas das bicicletas de btt, falamos obviamente de rodas com pneus de todo terreno. Agora estaria a perguntar-se mas como é que se podem pôr umas rodas de estrada numa btt? Bem, a verdade é que não se podem! O facto de os aros das rodas das bicicletas de montanha terem um diâmetro inferior aos dos aros das bicicletas de estrada fazem com que o uso de uns v-brakes seja impossível com estas rodas, mas se as bicicletas estiverem dotada de travões de disco é perfeitamente possível utilizar uns aros e pneus de estrada numa btt. Na prática, a única condição para utilizar uns pneus e
aros de estrada é mesmo a de recorrer a travões de disco, o que é aliás cada vez mais comum nas bicicletas de montanha.
O diâmetro de umas rodas de estrada é idêntico às de btt, sendo apenas superior em alguns milímetros que são, na prática, imperceptíveis quando comparados com a enorme diferença sentida em relação a umas rodas de 26 polegadas montadas com pneus slick.
Fazer umas rodas com estas características requer alguns cuidados pois os aros e os raios das rodas de estrada são fabricados sem ter em conta este tipo de travão. A escolha destes dois componentes deve ser feita com algum cuidado, dando preferência a aros com olhais e raios mais fortes. O enraiamento deve também ser feito tendo em conta o tipo de travão, pois o impacto da potência da travagem vai agora ser distribuída por toda a roda em vez de ser apenas aplicada ao aro. Os cubos serão
obviamente uns cubos específicos para travões de disco, se possível iguais aos que já vêm montados nas rodas de btt por uma questão de compatibilidade com a afinação das pinças dos travões de disco da bicicleta. Este pode não ser um factor crucial para o bom desempenho final, mas se usar uns cubos iguais aos das rodas de btt a probabilidade de ter problemas como o roçar dos discos nas pastilhas é muito menos
provável do que se usar uns cubos de outra marca. Não se deve esquecer que vai ter de comprar umas fitas de aro que vão assegurar-lhe que as suas câmaras de ar não vão furar a partir do interior. Quanto a pneus e câmaras, bem, nesse capítulo vai ter muito por onde escolher, pois a oferta é bastante superior à de pneus de estrada de 26", o que é mais uma das vantagens deste conceito.
Com base uma Specialized Rockhopper e construi-se as novas rodas com uns cubos Deore da Shimano de 32 furos para disco e dois rotores Magura Clara, aros Mavic Open Pro e raios Sapim Race 2-1,8. A escolha dos pneus recaiu sobre uns Richey Race Slick,
tendo sido montada na roda traseira uma cassete Shimano Deore Lx
(11-32). O conjunto das duas rodas completas ficou em cerca de 350 Euros, o que comparado com o custo de uma bicicleta de estrada nova é irrisório mas, como é lógico, na montagem de umas rodas podemos ir desde o investimento mais contido até ao mais excêntrico. A escolha é sua, basta seguir as "regras de ouro" que enumerámos anteriormente por uma questão de segurança.
Os aros utilizados devem ter olhais e se possível 36 furos embora este não seja um
ponto crucial . Com 36 raios a força da travagem vai ser dividida por mais pontos e
assim provocar menos fadiga nos aros.
Utilizar aros de estrada é uma grande
vantagem no que toca à escolha dos pneus.
Há muito mais pneus para aros de estrada que para aros de Btt de 26 “.
Uma roda de Btt de 26” com um pneu de Btt tem um diâmetro consideravelmente superior ao de uma roda idêntica com um pneu específico para estrada.
As diferenças provocadas por esta diferença vão alterar a geometria, os andamentos utilizados e o gozo que tiramos da nossa bicicleta.
Utilizando uns aros e rodas de estrada poderemos anular completamente a diferença pois os diâmetros totais dsas duas rodas vão ser quase coincidentes como podemos constatar. Quando escolher os cubos lembre-se que é mais fácil utilizar um cubo igual ao que já utiliza com as rodas de Btt que ter os discos a roçar nas pastilhas. O importante é que a distancia da zona de aperto do cubo á zona de aperto das pinças seja a mesma de modo a que o disco fique exactamente na mesma posição em ambas as rodas.
A escolha dos rotores é simples, só tem de comprar uns iguais aos que já tem. Lembre-se quando for dar a primeira roda que os novos discos ainda não foram rodados e podem não estar ainda a travar a 100%

.....Maia....Braga....Maia....ROTA S. Compostela

Foram 102 km de puro prazer, a pedalar por entre montes e vales a seguir-mos o caminho de Santiago de Compostela...sendo a unica pista deixada SETAS AMARELAS em todo o seu percursso. Benditos ROMANOS e os seus trilhos.........AHAHAHAHAH...aqui as fotos possiveis do percursso

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

1ºPasseio BTT nocturno S.M.Penaguião


Venho po este meio convidar-vos a participar no 1º passeio btt nocturno que se irá realizar no proximo dia 1 de Março em sever, concelho de santa marta de penaguião. Em anexo envio o cartaz e o respectiva ficha de inscrição. Agradecemos confirmação até ao dia 27 de Fevereiro.
Entra na aventura do btt.

1ªProva Reg.Porto XC - Retorta - Vila do Conde


1ªProva Reg.Porto XC - Retorta
O circuito de Retorta vai ser palco este fim-de-semana da abertura da época 2008 de BTT, 1ª Prova do Regional do Porto de Cross Country.
O circuito foi este ano construído completamente dentro da bouça de Retorta, junto ao Rio Ave, e conta com 3,5Km de extensão e com um serpenteado constante num verdadeiro sobe e desce que mais parece um carrossel. Este circuito é completamente diferente dos anos anteriores e vai servir também como preparação para a Taça de Portugal de XCO que se inicia no próximo dia 2 de Março em Castro Marin (Algarve).
Inscrições grátis: Basta levares capacete e Bilhete de Identidade para participares!!!

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

terça-feira, fevereiro 05, 2008

O FURO DO VITOR...................HIHIHIHHIHI



Musica adequada á situação (com SOM)

domingo, fevereiro 03, 2008

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Condenado por fazer sexo com bicicleta

Simulação do acto sexual com transporte levou a uma pena de três anos de prisão

O britânico Robert Stewart foi condenado a três anos de prisão em regime aberto depois de ser apanhado a fazer sexo com uma bicicleta onde morava, na Escócia, escreve a BBC Brasil.

Stewart, de 51 anos, admitiu ter agido de maneira inapropriada, simulado sexo e violado a paz com uma ofensa sexual e teve seu nome incluído no cadastro de pessoas condenadas por crimes sexuais, que inclui violadores e pedófilos.

O britânico foi denunciado após as encarregadas de limpeza do Aberley House Hostel, um abrigo do governo que acomoda pessoas que não têm onde viver, o apanharam com a bicicleta e pediram ao gerente que chamasse a polícia.

«Elas bateram à porta do quarto diversas vezes e não houve resposta. Então usaram a chave-mestra para abrir a porta e depararam-se com o acusado que tinha vesdido apenas uma camisa, nu da cintura para baixo», disse o promotor Gail Davidson ao tribunal.

«O acusado estava a mexer os quadris para frente e para trás, simulando o acto sexual», concluiu.

Na sentença, o juiz Colin Miller afirmou que «em quase quatro décadas trabalhando com a lei, achava que tinha visto todo tipo de perversão conhecido pela humanidade, mas esta era nova. Nunca tinha ouvido falar de um tarado por bicicletas».

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Passeio de BTT Vila do Conde - RETORTA



Realiza-se no próximo dia 17 de Fevereiro em Retorta, Vila do Conde, mais uma edição do famoso Raid da Lama. Mais uma vez o Clube de Btt da Casa do povo de Retorta escolheu um percurso inteiramente novo que visita as freguesias mais a sul de Vila do Conde até chegar a terras Maiatas. Os participantes podem contar com um percurso totalmente marcado de 50km com dificuldade média.

As inscrições e regulamento brevemente em http://www.bttmania.net/.
O preço da inscrição é de 8 raios por participante e de 12 raios com almoço. A inscrição inclui seguro pessoal de acidentes, reforço alimentar a meio do percurso e sorteio de vários prémios no final do passeio.
As inscrições encerram pelas 22horas do dia 14 de Fevereiro (Quinta-feira).
A concentração e partida na Casa do Povo de Retorta.
8.00 - 9.00horas - Secretariado
9.30horas - Partida
Idade mínima: 14 anos
Capacete obrigatório
Sorteio Final:
1 Quadro Focus
2 Quadros Marin
Capacetes Lazer
Joe´s No Flats
Muitos outros prémios
Sponsors: Tecnocycle, Maxibikes, TNS, Focus, Lazer, WTB, e Joes´s NO-Flats

Com o apoio da junta de freguesia de Retorta.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

quarta-feira, janeiro 09, 2008