domingo, julho 08, 2007

Técnicas para descidas

Pilotagem: técnicas de descida
Em terrenos mais lisos, é possível desenvolver maior velocidade

É preciso ter mais cuidado nos trechos com erosões

A técnica de descida é um dos itens importantes na pilotagem. Afinal, durante as trilhas, além das cansativas subidas, muitas vezes íngremes, o caminho para baixo, embora aparentemente mais tranqüilo, não é menos trabalhoso para os atletas e praticantes.

Ao preparar-se para a descida, é importante observar os seguintes itens:

Qual o tipo de terreno da descida?

Existem erosões ou o chão é liso?

Qual a posição do piloto na bike?

Qual a velocidade do piloto?

O biker é experiente?

A bike tem suspensão dianteira e traseira?

O biker já conhece a descida?

Todas essas preocupações precisam ser levadas em conta pelo praticante. Essa ação garantirá uma descida mais segura, sem abrir mão da adrenalina.

O primeiro passo, portanto, é verificar o tipo de terreno. Se este for mais liso, a velocidade desenvolvida poderá ser maior. Se tiver muitas erosões, será necessário diminuir a velocidade e tomar mais cuidado.

Pronto para frear - A posição do atleta na bike também é muito importante. O piloto precisa estar com o peso deslocado para trás, com o intuito de ajudar na estabilidade e no equilíbrio. Depois que este já tiver analisado o terreno e a posição de descida, ele terá de prestar atenção na velocidade.

Caso chegue a um local com erosões mais rápido do que o previsto, ele poderá cair e se machucar. Normalmente ele deverá frear em qualquer descida porque, sem o menor sinal, pode aparecer uma erosão do tamanho da bike dele. Atenção, observação e cautela são pontos fundamentais para uma descida sem acidentes.

Essa cautela também é importante para os pilotos mais experientes. Já ter feito várias descidas bem sucedidas não habilita nenhum biker a deixar de lado as normas básicas de segurança. A confiança excessiva pode ter, como conseqüência, sérias lesões e até afastamento temporário das pedaladas. É preciso não esquecer também os equipamentos e acessórios adequados, como luvas e capacetes.

Quando chegar ao fim da descida, aproveite para descansar e curtir o visual. Prepare-se, descanse e recarregue as energias...para a próxima subida!

Sem comentários: