sábado, dezembro 15, 2007

Como tratar da MAQUINA (BTT) TRAVÕES

Se tem travões de disco já reparou que só chega à melhor performance
na travagem quando não existem gorduras nos rotores e nas pastilhas,
sejam elas motivadas por óleo dos travões, suspensão, corrente ou
resíduos de produtos da lavagem da bicicleta ou mesmo até da gordura
das mãos.
Com o aparecimento dos discos, a potência e a qualidade do tacto dos
travões aumentou drasticamente.Se há apenas alguns anos era necessário
comer um bom bife antes de apertar as manetes, hoje em dia até um miúdo
pode fazer éguas com uma bicicleta, bastando ter uns bons travões de
disco para o conseguir.
Os discos conseguem ter uma potência igual ou superior aos Vbrakes e
ter com o mesmo tacto uma capacidade de doseamento muito superior que
aumenta o controle em qualquer situação. O único problema que se manteve
foi o de, quando as superfícies de travagem ficam sujas ou engorduradas,
a potência de travagem diminuir até níveis próximos do zero.
Para ficar sem travões basta que caia óleo no rotor ou que entre sujidade
para a zona das pastilhas, algo que acontece com bastante frequência aos
mais azarados.
Para resolver o problema há que limpar rotores e pastilhas com álcool ou
com um produto desengordurante próprio. Os passos a seguir são muito simples
e é num instante que se põem os travões de novo em forma. Para explicar os
procedimentos vamos utilizar uns
travões de disco Formula de 4 pistons, mas pode utilizar os mesmos princípios
em qualquer travão de disco.
Para começar segure a bicicleta a um suporte ou encoste-a de modo a que ela
não caia enquanto faz a limpeza dos travões. Com a bicicleta segura, retire a
roda e encoste-a a um canto porque vai tratar dela mais tarde.
Sem a roda a atrapalhar, desaperte as pinças do apoio da suspensão com cuidado,
para não perder os parafusos, e retire o freio desegurança do parafuso que segura
as pastilhas. Sem o freio, o parafuso é desapertado facilmente e pode retirar as pastilhas e a mola de retorno que se encontra entre elas.
Agora começa a fase da limpeza propriamente dita. Molhe um pano ou um pedaço de papel de cozinha em álcool e limpe as pastilhas até
que não saia mais sujidade das mesmas. Durante esta operação convém ir rodando o pano ou trocando o papel para que a limpeza seja mais eficaz. Quando terminar e
as pastilhas estiverem limpas, não se esqueça de limpar a zona interiordas pinças onde as pastilhas encostam com álcool até que não saia mais sujidade e volte a colocar as pastilhas e a mola no lugar de onde saíram, aperte o parafuso e
volte a colocar o freio de segurança.
Depois de apertar as pinças novamente nos apoios é altura de limpar o rotor da roda. Molhe o pano ou o papel de cozinha com o álcool ou com desengordurante próprio e
limpe ambas as superfícies do disco até que toda a gordura e sujidade tenham saído e já está!
Pode seguir para a outra roda que o procedimento é o mesmo. Não te esqueças de fazer sempre uma pequena rodagem para testar a travagem antes de voltar aos trilhos por questão de segurança.
Lembra-te larga os travões faz-te HOMEM.............

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