domingo, julho 29, 2007

sexta-feira, julho 27, 2007

quarta-feira, julho 25, 2007

domingo, julho 22, 2007

Acidentes de bike.........

Porto Antigo 2007


Porto Antigo dia 9 de Setembro

É desta!! Depois de dois adiamentos, está confirmado o regresso à Invicta para percorrermos as ruas carismáticas do Porto, sempre acompanhados pelos Patus Bravus. Este ano contamos com o apoio da CM do Porto e da Porto Lazer. As inscrições podem ser feitas na loja Pato Cycles na Rua de Monte de Burgos, nº 964 ou pelo site www.patocycles.com até dia 04 de Setembro. Após essa data podem ser feitas no local de concentração, a partir das 08h30 de dia 9 de Setembro. Nesta edição o local de concentração escolhido é o Complexo Desportivo do Monte Aventino (em frente à Praça Velásquez), a 150 metros do estádio do Dragão.

Os preços são de 8€ para os sócios BIKE Team (mediante a apresentação de cartão válido) e 10€ para os restantes participantes (inclui participação, t-shirt oficial do evento, seguro, brindes e abastecimentos). Teremos escolta policial e assistência médica.

Não perca

Tarde muito....coooll

sábado, julho 21, 2007

sexta-feira, julho 20, 2007

domingo, julho 08, 2007

Técnicas para subidas

Subidas exigem preparo físico e psicológico
por Odair Pereira
Em subidas longas, é importante manter o ritmo

Preparo físico e psicológico fazem toda a diferença, principalmente em subidas mais íngremes

Dependendo da situação, a melhor escolha é empurrar a bike

O experiente atleta Odair Pereira dá dicas de como pedalar bem na subida em mountain bike. Confira!

No mountain bike, as subidas são um ponto chave para vencer ou perder uma prova e um grande desafio também para aqueles que não competem. Elas exigem muito dos atletas, tanto física quanto psicologicamente. Preparar-se para as subidas é de grande importância principalmente para aqueles que querem enfrentar os desafios de uma prova de cross-country.

Em uma prova, treino ou pedalada, procure sempre entrar numa subida com a marcha certa para facilitar a tração e evitar a perda de equilíbrio em cima da bike. Para subir em pé use o bar end como alavanca e procure desenvolver velocidade (velocidade não quer dizer marcha pesada). Deve-se sempre procurar a marcha ideal para cada tipo de subida e de terreno.

Por exemplo: numa subida curta seguida de uma descida é normal que se use marchas mais pesadas para não perder a velocidade. Mas num terreno íngreme e longo deve-se utilizar uma marcha mais leve e apropriada para o ritmo de cada um.

Nas subidas longas ou provas muito longas subir sentado e tentar impor um ritmo que seja sustentável até o final é uma boa pedida, pois um esforço exagerado pode ser fatal e custar algumas posições até a bandeirada final.

Cada atleta tem suas características e estilo próprio de pedalada. O importante é que cada um respeite o limite do seu corpo.

Subidas longas - Em subidas longas é necessário saber dosar a energia e o ritmo para não se desgastar demais no início, o que viria a prejudicar o rendimento do atleta do meio da prova para o final. Eu particularmente uso muito subir sentado e se perceber o ritmo diminuindo procuro pedalar em pé e acelerar o passo.

O ideal é procurar sempre impor um ritmo que você suporte, o ritmo da pedalada também é importante. Usar a marcha certa com uma cadência que seja confortável para cada um é um ponto importante a se reparar. Às vezes a cadência do seu adversário não é a mais confortável para você.

Quando empurrar a bike - Assim como saber manter-se de forma sustentável durante uma subida, é importante perceber o momento em que é melhor descer e empurrar a bicicleta. Principalmente em subidas íngremes, o esforço físico feito para vencê-las nem sempre é vantajoso. Além disso, o biker corre um grande risco de se desequilibrar e tombar de lado, podendo ferir-se.

Quando perceber que está sofrendo um desgaste físico muito grande, não hesite em descer da bike e empurrá-la rapidamente por alguns metros até encontrar um trecho mais plano. Este pequeno descanso também poderá ser importante psicologicamente.

O fator psicológico - É fato que, além de um grande desgaste físico, as subidas causam muito desgaste psicológico mesmo nos bikers mais preparados. Dor, falta de ar e a sensação de desconforto podem ser minimizadas com um melhor preparo físico.

Quanto melhor preparado fisicamente, menos o atleta ou praticante sofrerá diante deste desafio e melhor aproveitará as suas pedaladas. Fazer exercícios regularmente e treinar sempre que possível em trechos de subida são ações que ajudam bastante.

Técnicas para descidas

Pilotagem: técnicas de descida
Em terrenos mais lisos, é possível desenvolver maior velocidade

É preciso ter mais cuidado nos trechos com erosões

A técnica de descida é um dos itens importantes na pilotagem. Afinal, durante as trilhas, além das cansativas subidas, muitas vezes íngremes, o caminho para baixo, embora aparentemente mais tranqüilo, não é menos trabalhoso para os atletas e praticantes.

Ao preparar-se para a descida, é importante observar os seguintes itens:

Qual o tipo de terreno da descida?

Existem erosões ou o chão é liso?

Qual a posição do piloto na bike?

Qual a velocidade do piloto?

O biker é experiente?

A bike tem suspensão dianteira e traseira?

O biker já conhece a descida?

Todas essas preocupações precisam ser levadas em conta pelo praticante. Essa ação garantirá uma descida mais segura, sem abrir mão da adrenalina.

O primeiro passo, portanto, é verificar o tipo de terreno. Se este for mais liso, a velocidade desenvolvida poderá ser maior. Se tiver muitas erosões, será necessário diminuir a velocidade e tomar mais cuidado.

Pronto para frear - A posição do atleta na bike também é muito importante. O piloto precisa estar com o peso deslocado para trás, com o intuito de ajudar na estabilidade e no equilíbrio. Depois que este já tiver analisado o terreno e a posição de descida, ele terá de prestar atenção na velocidade.

Caso chegue a um local com erosões mais rápido do que o previsto, ele poderá cair e se machucar. Normalmente ele deverá frear em qualquer descida porque, sem o menor sinal, pode aparecer uma erosão do tamanho da bike dele. Atenção, observação e cautela são pontos fundamentais para uma descida sem acidentes.

Essa cautela também é importante para os pilotos mais experientes. Já ter feito várias descidas bem sucedidas não habilita nenhum biker a deixar de lado as normas básicas de segurança. A confiança excessiva pode ter, como conseqüência, sérias lesões e até afastamento temporário das pedaladas. É preciso não esquecer também os equipamentos e acessórios adequados, como luvas e capacetes.

Quando chegar ao fim da descida, aproveite para descansar e curtir o visual. Prepare-se, descanse e recarregue as energias...para a próxima subida!

Técnicas para saltos

Técnicas de pilotagem - Salto
Concentração é importante no momento do salto

Saltar - Ao saltar uma rampa ou um obstáculo procure sempre se concentrar na aterrissagem, pois este é o momento mais importante para concluir a manobra. Se possível comece a perceber suas reações durante um salto.

Tente reparar na altura que você consegue atingir no ar. Você consegue movimentar-se? Olhar para os lados?

É aprendendo a conhecer suas reações no ar que você conseguirá mudar uma trajetória de um salto, aperfeiçoar estilos e melhorar sua aterrissagem.

sábado, julho 07, 2007

Vamos ao Porto

Vamos até ao Porto ver as corridas de carros e um dar um passeio muito soft sem stress mas com adrenalina muitas escadas e saltos lol.............

Loucura e Magia do FREERIDE