domingo, março 02, 2008

BTT........com rodas de ESTRADA.......

Se é um atleta que compete em btt e tem a necessidade de fazer centenas quilómetros em estrada todas as semanas ou é uma daquelas pessoas que, para além do btt, não dispensa umas horitas na estrada ou ainda se é obrigado a andar na estrada quando no Inverno os seus trilhos preferidos estão impraticáveis já constatou certamente que os
pneus que utiliza nos trilhos não são os pneus ideais para andar na estrada devido à intensidade do atrito que provocam. Andar com uma btt em estrada nestas condições é um suplício e comprar uma bicicleta de estrada pode não ser opção pois, para além do grande investimento inerente, tem de se adaptar a duas geometrias distintas cada vez que muda de "montada".
Foi para fazer face a este problema que os fabricantes de pneumáticos desenvolveram pneus de asfalto para as jantes de 26 polegadas de btt.
Até aqui tudo bem... o problema parecia estar resolvido, mas a partir do momento em que estes novos pneus começaram a rodar os utilizadores começaram a reparar que surgiam algumas novas contrariedades com a sua utilização. O diâmetro das rodas das bicicletas era agora diferente do normal, devido à escassa altura deste tipo de pneus e por isso, quem queria utilizar as bicicletas de btt nos treinos em estrada, estaria agora a utilizar andamentos (mudanças) muito diferentes dos que utilizava nos
trilhos, para além da altura do eixo pedaleiro diminuir relativamente ao chão, o que pode ser complicado quando se pedala em curva.
Ao contrário da intenção inicial os utilizadores desses novos pneumáticos treinavam agora com uma bicicleta completamente diferente da sua original btt, arruinando assim o treino e o prazer de muitos. Estas são as principais limitações na utilização destes pneus mas existe ainda outra complicação inerente que é a dificuldade em os encontrar, porque há poucas opções e as câmaras-de-ar têm medidas específicas que não podem ser ignoradas.
A dica que vamos divulgar, está longe de ser nova mas é a maneira ideal de resolver este problema de maneira definitiva. Se já olhou bem para uma bicicleta de estrada deve ter reparado que o diâmetro das rodas é muito semelhante ao diâmetro das rodas das bicicletas de btt, falamos obviamente de rodas com pneus de todo terreno. Agora estaria a perguntar-se mas como é que se podem pôr umas rodas de estrada numa btt? Bem, a verdade é que não se podem! O facto de os aros das rodas das bicicletas de montanha terem um diâmetro inferior aos dos aros das bicicletas de estrada fazem com que o uso de uns v-brakes seja impossível com estas rodas, mas se as bicicletas estiverem dotada de travões de disco é perfeitamente possível utilizar uns aros e pneus de estrada numa btt. Na prática, a única condição para utilizar uns pneus e
aros de estrada é mesmo a de recorrer a travões de disco, o que é aliás cada vez mais comum nas bicicletas de montanha.
O diâmetro de umas rodas de estrada é idêntico às de btt, sendo apenas superior em alguns milímetros que são, na prática, imperceptíveis quando comparados com a enorme diferença sentida em relação a umas rodas de 26 polegadas montadas com pneus slick.
Fazer umas rodas com estas características requer alguns cuidados pois os aros e os raios das rodas de estrada são fabricados sem ter em conta este tipo de travão. A escolha destes dois componentes deve ser feita com algum cuidado, dando preferência a aros com olhais e raios mais fortes. O enraiamento deve também ser feito tendo em conta o tipo de travão, pois o impacto da potência da travagem vai agora ser distribuída por toda a roda em vez de ser apenas aplicada ao aro. Os cubos serão
obviamente uns cubos específicos para travões de disco, se possível iguais aos que já vêm montados nas rodas de btt por uma questão de compatibilidade com a afinação das pinças dos travões de disco da bicicleta. Este pode não ser um factor crucial para o bom desempenho final, mas se usar uns cubos iguais aos das rodas de btt a probabilidade de ter problemas como o roçar dos discos nas pastilhas é muito menos
provável do que se usar uns cubos de outra marca. Não se deve esquecer que vai ter de comprar umas fitas de aro que vão assegurar-lhe que as suas câmaras de ar não vão furar a partir do interior. Quanto a pneus e câmaras, bem, nesse capítulo vai ter muito por onde escolher, pois a oferta é bastante superior à de pneus de estrada de 26", o que é mais uma das vantagens deste conceito.
Com base uma Specialized Rockhopper e construi-se as novas rodas com uns cubos Deore da Shimano de 32 furos para disco e dois rotores Magura Clara, aros Mavic Open Pro e raios Sapim Race 2-1,8. A escolha dos pneus recaiu sobre uns Richey Race Slick,
tendo sido montada na roda traseira uma cassete Shimano Deore Lx
(11-32). O conjunto das duas rodas completas ficou em cerca de 350 Euros, o que comparado com o custo de uma bicicleta de estrada nova é irrisório mas, como é lógico, na montagem de umas rodas podemos ir desde o investimento mais contido até ao mais excêntrico. A escolha é sua, basta seguir as "regras de ouro" que enumerámos anteriormente por uma questão de segurança.
Os aros utilizados devem ter olhais e se possível 36 furos embora este não seja um
ponto crucial . Com 36 raios a força da travagem vai ser dividida por mais pontos e
assim provocar menos fadiga nos aros.
Utilizar aros de estrada é uma grande
vantagem no que toca à escolha dos pneus.
Há muito mais pneus para aros de estrada que para aros de Btt de 26 “.
Uma roda de Btt de 26” com um pneu de Btt tem um diâmetro consideravelmente superior ao de uma roda idêntica com um pneu específico para estrada.
As diferenças provocadas por esta diferença vão alterar a geometria, os andamentos utilizados e o gozo que tiramos da nossa bicicleta.
Utilizando uns aros e rodas de estrada poderemos anular completamente a diferença pois os diâmetros totais dsas duas rodas vão ser quase coincidentes como podemos constatar. Quando escolher os cubos lembre-se que é mais fácil utilizar um cubo igual ao que já utiliza com as rodas de Btt que ter os discos a roçar nas pastilhas. O importante é que a distancia da zona de aperto do cubo á zona de aperto das pinças seja a mesma de modo a que o disco fique exactamente na mesma posição em ambas as rodas.
A escolha dos rotores é simples, só tem de comprar uns iguais aos que já tem. Lembre-se quando for dar a primeira roda que os novos discos ainda não foram rodados e podem não estar ainda a travar a 100%

1 comentário:

Abel Silva disse...

Qual o comprimento dos raios para cubos de BTT e aros de estrada?